A diferença entre cerâmicas com acabamento brilhante, mate e externo

A cerâmica é um revestimento extremamente democrático, que atende a todos os gostos, estilos e vontades. Além dos formatos, estampas e texturas, é possível escolher entre acabamentos brilhante, mate e externo.

Essa decisão pode ser estética, mas também técnica, já que ambientes molhados ou externos precisam de acabamentos específicos. É isso mesmo: realmente há uma cerâmica para cada pessoa, cada projeto e cada cômodo.

Só existe um problema nisso tudo: e se você escolher uma opção quando, na verdade, deveria ter escolhido outra? Pensando justamente nisso, resolvemos elaborar este guia para mostrar as diferenças entre os tipos de acabamento de cerâmica e como usar cada um nos seus projetos pessoais. Vamos lá?

Cerâmica esmaltada

Varanda revestida com dois produtos de acabamento mate: Avelana Ambar, da linha Mediterrânea, na parede, e Bianco Gioia, da linha Clássica, no piso

Antes de falar dos acabamentos, é importante entender que eles valem para a cerâmica esmaltada. A cerâmica esmaltada, como o próprio nome indica, recebe uma camada de esmalte na sua finalização. Esse material atua como impermeabilizante da peça.

Na prática, a cerâmica esmaltada absorve menos água que outros tipos do mesmo revestimento. Por causa disso, é um revestimento mais fácil de limpar e suja com menos frequência.


Tipos de acabamento

Brilhante

No piso do banheiro, é fundamental apostar no acabamento mate, menos escorregadio. Já a parede, pode ser brilhante. O Travertino Roma Branco, da linha Clássica, tem as duas opções

Provavelmente, as cerâmicas brilhantes são as mais famosas. Como refletem bastante luz, suas cores ficam bem destacadas e ainda oferecem um pouco de iluminação indireta para o ambiente onde estão instaladas. O brilho dessas peças pode ser alcançado pela aplicação de uma camada de esmalte brilhante.

Sua principal característica é que a peça precisa ser muito lisa para ser brilhante. Por causa disso, é muito escorregadia, não indicada para o piso de ambientes onde pode entrar em contato com a água, como o banheiro ou a cozinha. Já na parede desses espaços é mais que possível aplicar a cerâmica brilhante.

Um exemplo de utilização da cerâmica brilhante da Pointer é a linha Clássica. Como reproduz mármores, o brilho tem efeito bonito e realista — uma ótima opção para paredes molhadas de cozinhas ou banheiros.

Mate

As reproduções em cerâmica de concreto e ladrilho hidráulico ficam mais realistas no acabamento mate. Aqui, Urbana Branco e Prisma Mix, da linha Singular

A cerâmica mate é aquela que não brilha. Por causa disso, costuma apresentar uma textura um pouco mais áspera que as peças polidas. Essa textura específica e a falta de brilho fazem com que a cerâmica mate seja muito utilizada para peças que se propõem a reproduzir materiais foscos, como madeira ou pedra. Também existem peças desse tipo que são brilhantes, mas o toque fica mais característico com a peça mate.

Avelana Ambar, da linha Mediterrânea, é um exemplo de madeira Pointer com acabamento Mate. Uma linda opção para a varanda. Para os amantes de mármore, a linha Clássica oferece peças tanto no acabamento brilhante, mais característico do material, mas também no mate, para revestir pisos de banheiros e cozinhas.

Externo

Na área de lazer, o ideal é que seja revestida com cerâmica de acabamento externo como Varanda Canela, da linha Lazer, pois é um revestimento duradouro e que proporciona uma maior segurança com sua textura mais áspera e de maior aderência

Existe um tipo de cerâmica que é feito exclusivamente para ser colocado na parte externa da casa, pois é um revestimento duradouro em relação às intempéries da natureza. Também identificadas pelo símbolo EXT, essas peças resistem ao escorregamento.

Sua textura é bem mais áspera que o normal, proporcionando uma maior aderência e diminuindo o risco de escorregamento e quedas. É um tipo de cerâmica perfeito para ser usado em varandas, jardins, rampas e outras partes externas da casa. Para esses espaços, a linha Lazer da Pointer é uma ótima escolha, pois traz várias opções com acabamento externo.

Se você se interessou em usar cerâmica na sua casa e já decidiu qual dos tipos é o mais recomendado para você ou mesmo se ainda precisa de uma ajudinha para escolher, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!